unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 22/09/10

Suiça ABB vai produzir no Brasil

A ABB, multinacional com sede na Suíça que opera nas áreas de geração e automação, tem planos de montar no Brasil propulsores para plataformas de perfuração de poços de petróleo.

O grupo analisa construir uma unidade na costa brasileira – em local ainda não definido – para montar os propulsores com conteúdo nacional de cerca de 60%, disse Sakari Sorsimo, gerente de suprimentos da área de produtos de propulsão da ABB. A fábrica brasileira poderá ter capacidade para montar entre 20 e 25 propulsores por ano. Em Helsinki, a ABB tem capacidade para produzir 60 propulsores por ano.

O equipamento é conhecido no mercado pela marca Azipod e permite movimentar navios e plataformas. E no caso de sondas de perfuração são importantes para manter o posicionamento dinâmico da unidade, corrigindo variações de marés e de ventos. O negócio depende do sucesso da licitação aberta pela Petrobras para construir 28 sondas no Brasil. André Luiz da Silva, gerente da unidade de negócios naval da ABB para a América do Sul, disse que o projeto da montagem dos propulsores no Brasil conta com suporte da ABB na Finlândia, onde funciona o centro de excelência dos produtos de propulsão do grupo.