unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 24/01/11

Suzlon irá implantar projetos eólicos no Nordeste

A Suzlon Energia Eólica do Brasil irá implantar, operar e manter um projeto eólico de 218 MW nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte.

O projeto será composto por 104 unidades dos aerogeradores S88 (2.1 MW de potência), capazes de produzir eletricidade suficiente para abastecer mais de 160.000 famílias. A implantação do projeto foi viabilizada graças a um acordo com com o Grupo Martifer.

De acordo com o cronograma, o projeto será comissionado em fases até junho de 2012, e espera-se que compense mais de 425 toneladas de CO2, anualmente. A adição de 218 MW irá aumentar a presença da Suzlon no Brasil para um total cumulativo de 600 MW instalados, mais da metade da capacidade eólica instalada no Brasil.

O Grupo Martifer – que assinou o acordo de parceria com a Suzlon – está presente em 16 países e conta com aproximadamente 4.000 funcionários. A Martifer Renováveis é parte do Grupo Martifer, que desenvolve e opera projetos de energia renovável. Com 18 usinas em operação no mundo, a Companhia tem atualmente uma carteira de mais de 4.000 MW em projetos de energia eólica e solar em países como Portugal, EUA, Alemanha, Brasil e Polónia.

Armando Abreu, CEO da Martifer Renováveis Brasil, mostrou-se otimista com a nova parceria: A Suzlon, além de líder no Brasil, possui vasta experiência no mercado de energia eólica em economias emergentes. Estamos confiantes de que a Suzlon é a parceira certa para nós. Esperamos um relacionamento longo e gratificante para ambas as companhias.

O CEO da Suzlon no Brasil, Arthur Lavieri, comentou sobre a operação: representa um grande sucesso para as operações da Suzlon no Brasil e é uma validação da eficiência da nossa tecnologia, do nosso modelo de negócios e comprometimento com o cliente. Estamos muito felizes por trabalhar com a Martifer Renováveis, uma empresa dedicada à produção de energia limpa e verde. Temos certeza de que esse projeto marca o início de um relacionamento gratificante para os dois lados.

O Brasil é uma das principais nações das Américas no campo das energias renováveis. O crescimento acelerado da economia brasileira é um fator-chave para o crescimento da indústria renovável no país. Com a crescente necessidade energética brasileira, o vento e outros tipos de fontes renováveis estão preparados para desempenhar um papel fundamental, potencializando a economia futura do país. O Brasil tem mais de 140 GW de potencial eólico em sua costa.

A Suzlon está presente no país desde 2006 e em pouco mais de quatro anos instalou 11 parques eólicos, com capacidade instalada total de 383 MW e mais de 170 colaboradores.