
Divulgação ERM
‘Monte KT’, construído no Estaleiro Rio Maguari (PA), é a quarta nova unidade integrada desde abril deste ano. Embarcação de 70 toneladas BP faz parte de série de 6 unidades encomendadas pela empresa de apoio portuário no Brasil
A Svitzer integrou, esta semana, o quarto rebocador a ser incorporado à sua frota desde abril. O Svitzer Monte KT é ‘irmão’ de três rebocadores já entregues à Svitzer em 2023 fornecidos nos portos de Pécem (CE), Paranaguá (PR) e Santos (SP), na costa brasileira. A embarcação entregue mais recentemente possui velocidade máxima de 13 nós e uma tração estática de 70 toneladas (bollard pull). Projetado pela Robert Allan, o rebocador da série Ramparts 2300 foi construído pelo Estaleiro Rio Maguari (ERM), no Pará.
O rebocador é um dos seis novos rebocadores de propulsão azimutal de Popa (Azimuth Stern Drive – ASD) a serem construídos no estaleiro paraense e que serão colocados em operação pela Svitzer no Brasil antes do final de 2024. Ele se junta ao rebocador irmão Svitzer Atanásio em Santos, entregue no início de 2023.
A subsidiária de apoio portuário do grupo Maersk avalia que o Svitzer Monte KT demonstra seu compromisso em fortalecer estrategicamente sua presença ao longo da costa brasileira e a busca por fornecer serviços marítimos sustentáveis. A operadora associa a expansão da frota no Brasil como parte do crescimento contínuo de suas operações no país.
A Svitzer possui um total de quatro rebocadores em Santos, o maior porto do Brasil e o centro de contêineres mais movimentado da América Latina. Até o final de 2023, a Svitzer pretende operar uma frota de 20 rebocadores no país, incluindo as quatro embarcações adicionadas à frota em 2023, a partir de oito portos do Brasil – Salvador, Suape, Pecém, Santos, Vitória, Rio Grande, São Francisco do Sul e Paranaguá.
O diretor geral das Américas, Arjen Van Dijk, afirmou que a entrega do Svitzer Monte KT em Santos mostra o compromisso da Svitzer com o crescimento contínuo no Brasil. Ele acrescentou que o Brasil continua sendo um dos principais mercados de crescimento da Svitzer na região das Américas, com mais duas embarcações, equipadas com recursos FiFi 1 (combate a incêndios), a serem entregues à Svitzer no Brasil até o segundo trimestre de 2024. “À medida que expandimos nossa cobertura portuária e aumentamos a nossa capacidade de fornecer serviços sustentáveis aos clientes, também esperamos aumentar nossa presença no país nos próximos anos”, disse.
O diretor geral da Svitzer Brasil, Daniel Reedtz Cohen, ressaltou que a estratégia da empresa no mercado brasileiro busca fortalecer a cobertura e fornecer serviços seguros e confiáveis aos clientes. “Com a adição do Svitzer Monte KT à nossa frota, continuamos fortalecendo nossa capacidade de fornecer suporte de alta qualidade aos operadores de navios globais e locais no ecossistema logístico brasileiro”, avaliou.
Ficha técnica
Comprimento: 23,2m
Boca: 11,4m
Pontal: 4,4m
Calado: 5,5m
Bollard Pull: 70 toneladas
Construção: Estaleiro Rio Maguari
Classificadora: ABS
Armador: Svitzer Brasil
Projeto: Robert Allan Ltd.
Ano: 2023
Equipamentos
Motores principais: 2X 2682 HP (MTU 16V400M63) 1.800 RPM
propulsão: 2X Z-Drive (Kongsberg US 2055 FP PD 2.800)
Grupos geradores: 2X 99EKW (Caterpillar C4.4 DITA)
Peso leve: 415 toneladas
Fonte: Revista Portos e Navios