unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 31/05/23

TAG emitirá debêntures incentivadas para o projeto do gasoduto Terminal Sergipe

Créditos: TAG

MME aprovou como prioritário o projeto do gasoduto Terminal Sergipe, conforme publicação no Diário Oficial da União (DOU), na segunda-feira (29), da Portaria nº 79/SNPGB/MME. Com o status de prioritário, a responsável pelo projeto, a TAG, poderá emitir as debêntures incentivadas, contanto que sejam constituídas sob a forma de sociedade por ações.

Tais debêntures auxiliarão no financiamento, a fim de captar recursos para implementar o projeto citado. Este compreende a construção, pela TAG, do gasoduto em questão, o qual interligará o terminal de regaseificação do Hub Sergipe, hoje operado pela Eneva em Barra dos Coqueiros (SE), ao gasoduto Catu-Carmópolis, em Rosário do Catete (SE). O início da operação do gasoduto está previsto para maio de 2024.

O gasoduto terá 25 km de extensão e 24 polegadas de diâmetro. Além de permitir a conexão de um novo cliente na malha de gasodutos da TAG, com possível venda de eventual excedente de gás natural, haverá a possibilidade de diversificar as fontes de suprimento de gás à UTE Porto de Sergipe I (que faz parte do Hub Sergipe), “promovendo segurança energética”.

“Esta conexão é fundamental para expansão do sistema de transporte dutoviário e para o fortalecimento da indústria de gás natural no Brasil. A garantia de suprimento de gás natural a longo prazo é determinante nas decisões de investimentos em novas plantas industriais de diversos setores intensivos no consumo de gás natural, garantindo mais desenvolvimento para as brasileiras e brasileiros”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Em junho de 2022, a TAG fechou o acordo para o gasoduto com a antiga operadora do terminal (Celse), e a Declaração de Utilidade Pública (DUP) foi autorizada pela ANP em abril deste ano, para a instalação das áreas necessárias ao gasoduto. O Hub Sergipe conta com o terminal, que possui capacidade de regaseificação de 21 milhões de m³/dia, e com a UTE Porto de Sergipe I, com capacidade de geração de 1,6 GW. Dos 21 milhões de m³/dia, 6 milhões m³/dia estão dedicados à usina. A Eneva comprou a Centrais Elétricas de Sergipe (Celse) em 2022, por R$ 6,7 bilhões.  

Fonte: Revista Brasil Energia