Os valores de afretamento de porta-contêineres continuam a aumentar, fazendo com que fretadores busquem navios usados. Em 2009 os preços de aluguel de embarcações de 1.700 Teus com mais de cinco anos de uso caíram cerca de US$ 14 milhões, de acordo com a corretora Clarksons. Mas os números se recuperaram este ano, com embarcações daquele porte registrando alta de 26% em relação ao trimestre passado.
No entanto, o mercado de afretamento global permanece incerto, dada a grande quantidade de capacidade pronta para ser incluída na frota mundial. A francesa Alphaliner calcula que devem ser empregados mais de 200 mil Teus este mês, com novas entregas – o maior nível mensal registrado até o momento.
A frota inativa também está diminuindo rapidamente, com capacidade ociosa agora estimada em apenas 2% da frota. A consultoria estima que apenas 150 navios estão ociosos; há duas semanas, o total era de 174 unidades, contra cerca de 600 no final do ano passado.
O mercado deve se manter atento em relação às novas encomendas, com pelo menos oito navios de 10.000 Teus sendo entregues este mês, e outros 12 que deverão entrar no tráfego em agosto e setembro. Quatro operadores estão alinhados para receber estas embarcações – CMA CGM, Maersk Line, MSC e Zim.
Embora a enorme inclusão de novas capacidades não tenha impacto notável nas taxas de frete conteinerizado, a Alphaliner observa que o Shanghai Containerised Freight Index começa a mostrar sinais de enfraquecimento. O alto nível dos aumentos de capacidade poderia ameaçar a recuperação dos níveis de mercadorias, especialmente se a demanda em agosto não é tão forte como as transportadoras esperam, adverte a consultoria.
Até o momento, o índice semanal da Drewry permanece inalterado pela terceira semana consecutiva, fechando em US$ 2.624 por Feu – valor 200% acima das taxas em vigor um ano atrás.