Os valores de afretamento para porta-contêineres são, na maioria dos casos, muito baixos para o pagamento total das dívidas, conforme informações do HSH Nordbank – considerado o maior financiador de embarcações global. No entanto, o banco tem confiança de que o mercado de porta-contêineres continuará a se recuperar no decorrer do próximo ano.
Particularmente, para as embarcações com capacidade abaixo de 4 mil Teus (unidade equivalente a um recipiente de 20 pés), as taxas não são suficientes para a amortização de empréstimos após o pagamento de juros, declarou a instituição financeira em pesquisa recente sobre o segmento conteinerizado.
Um exemplo mostra a lacuna entre os valores atuais e uma taxa de equilíbrio: um porta-contêineres de 3.500 Teus, que de acordo com a corretora Clarksons teve uma taxa media de US$ 13.125 em 2010, precisaria de US$ 26.300 ao dia para equalizar sua dívida. A discrepância acaba por deixar o proprietário sem margem de lucros, segundo o financiador. O valor de afretamento cobre apenas despesas operacionais, reembolso e juros.
O banco possui uma visão otimista quanto ao retorno da demanda no próximo ano, e espera um incremento de 10% no transporte de cargas conteinerizadas. Porém, o volme não se converterá diretamente em maiores taxas de afretamento. O excesso de tonelagem está impedindo um aumento nos valores de afretamento, declarou a instituição. Por esta razão, projetamos apenas uma retomada lenta das tacas a partir da segunda metade de 2011.
Não apenas as taxas de afretamento sofreram diminuições nas últimas semanas. Os valores de frete para as transportadoras de contêineres também declinaram desde o verão no Hemisfério Norte, devido à baixa demanda dos embarcadores e entrega de novas embarcações.
Segundo levantamento do HSH Nordbank, 228 porta-contêineres foram entregues durante os primeiros nove meses de 2010. A frota global deve sofrer elevação de 9,5%, para 14,3 milhões de Teus neste ano, e crescerá mais 9,1% em 2011.