unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 04/02/22

TBG anuncia 3ª rodada de oferta de produtos de curto prazo

Créditos: TBG

TBG divulgou, na quinta-feira (3/2), o cronograma da 3ª rodada para oferta de capacidade de transporte de gás natural dos produtos de curto prazo para 2022, que será realizada entre os dias 7 e 24 de fevereiro, para a disponibilização de contratos de entrada e saída trimestrais, mensais e diários.

Os contratos trimestrais, com vigências previstas para o segundo, terceiro e quarto trimestres deste ano, serão disponibilizados no período entre os dias 7 e 11 de fevereiro. Esse período compreende desde a publicação da capacidade disponível até a assinatura do contrato.

Já a modalidade mensal de contrato de curto prazo será ofertada entre os dias 14 e 18 de fevereiro, sendo que a aquisição desse produto compreende o período entre março e dezembro deste ano. Por fim, os produtos diários – para contratos com período operacional em março – serão liberados entre os dias 22 e 24 de fevereiro.

Caso haja necessidade de contratação imediata de produtos diários, o Portal de Oferta de Capacidade (POC) permite a solicitação com apenas um dia de antecedência. Essa solicitação e contratação do produto diário acontecem nas primeiras horas do dia e, uma vez contratada a capacidade, a requisição de transporte, pelo cliente, pode ser feita para o dia seguinte.

Cronograma da TBG para a 3ª rodada de produtos de curto prazo para 2022

“Vale salientar que, em função de ainda estar em curso a Chamada Pública nº 03/2021 destinada à contratação firme de capacidade de transporte para os anos de 2022 a 2026, os contratos a serem firmados neste processo de Chamada Pública terão prioridade sobre os contratos de curto-prazo, caso haja demanda concorrente por determinada capacidade disponibilizada”, destacou a TBG no comunicado.

Em janeiro, a companhia e a Delta Geração, do grupo Delta Energia, assinaram, pela primeira vez no mercado nacional, os primeiros contratos de capacidade de transporte de gás natural de curto prazo na modalidade diária. Esses também foram os primeiros contratos de curto prazo da transportadora com um agente, além da Petrobras. O serviço possibilitou o abastecimento da usina de William Arjona, em Campo Grande (MS).

Fonte: Revista Brasil Energia