
A TBG divulgou, na terça-feira (4/1), o cronograma da 2ª rodada para oferta de capacidade de transporte de gás natural dos produtos de curto prazo para 2022, que será realizada entre os dias 10 e 26 de janeiro, para a disponibilização de contratos de entrada e saída trimestrais, mensais e diários.
Os contratos trimestrais, com vigências previstas para o segundo, terceiro e quarto trimestres deste ano, serão disponibilizados no período entre os dias 10 e 14 de janeiro. Esse período compreende desde a publicação da capacidade disponível até a assinatura do contrato.
Já a modalidade mensal de contrato de curto prazo será ofertada entre os dias 17 e 21 de janeiro, sendo que a aquisição desse produto compreende o período entre fevereiro e dezembro deste ano. Por fim, os produtos diários – para contratos com período operacional em fevereiro – serão liberados entre os dias 24 e 26 de janeiro.

Caso haja necessidade de contratação imediata de produtos diários, o Portal de Oferta de Capacidade (POC) (que funciona como uma plataforma multitransportadora, permitindo a aquisição de produtos e serviços da TBG, TAG e NTS) permite a solicitação do produto com apenas um dia de antecedência para o mês corrente.
A solicitação e a contratação do produto acontecem nas primeiras horas do dia e, uma vez contratada a capacidade, a requisição de transporte, pelo cliente, pode ser feita para o dia seguinte. Os carregadores interessados poderão solicitar a contratação da capacidade de um ou mais produtos, por ponto de entrada e/ou zona de saída, conforme seus interesses.
A TBG lembra, também, que está prevista a realização da chamada pública para contratação de produtos anuais (CP-03), para um horizonte de cinco anos (2022 a 2026), ainda nos meses de janeiro e fevereiro. “Conforme regulação vigente, os contratos anuais, a serem então firmados, terão prevalência sobre os produtos de curto-prazo, caso haja disputa por capacidade de transporte entre os contratos”, completou no comunicado.
Fonte: Revista Brasil Energia