unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 25/05/10

TBS recebe mais uma embarcação

Rockaway Belle faz parte de nova classe de navios.

O recém-lançado navio multipropósito Rockaway Belle, da TBS Group, realizou a escala inaugural no Brasil na semana passada (Rio de Janeiro). A data foi comemorada em evento que contou com a presenta do presidente e CEO da companhia, Joseph Royce (na foto), dando o tom da crescente importância que a região tem para a estratégia do armador.

A embarcação será empregada no trade entre Ásia e América do Sul, escalando portos da coste leste, oeste e norte da região. O Rockaway Belle é o segundo navio de uma série de seis da nova classe denominada Roymar. De bandeira filipina e construído em 2009, integra a classe de unidades multipropósito de 34 mil toneladas de deadweight, com tweendecks hidráulicos retráteis.

Os navios desta classe foram construídos com a experiência e conhecimento que nós da TBS ganhamos ao longo dos anos, especialmente nos trades da América. São embarcações muito eficientes não apenas no transporte de produtos de aço – que é o grande forte no Brasil – como também para carga geral, disse Royce, em entrevista exclusiva ao Guia Marítimo.

O diretor da TBS no Brasil, Christian Silva, expressou a importância de investir em uma nova classe naval. Temos a expectativa de aumentar nosso programa de novas embarcações ao longo dos anos e manter a continuidade e participação no mercado do Brasil, assim como nas atividades globais. Por isso enxergamos a necessidade de melhorar nossos serviços e navios.

As embarcações da classe Roymar contam com cinco porões abertos, cinco guindastes com capacidade combinada para até 80 toneladas e podem alcançar velocidade de 15 nós. A companhia está investindo no futuro e busca novas soluções para atender à crescente demanda da globalização, destacou Silva.

As embarcações possuem maior capacidade de carga e eficiência, oferecendo transit times mais curtos. A TBS planeja incluir a classe Roymar nos serviços TBS Pacific Liner e TBS Latin America Liner.

A classe Roymar consiste em fundir dois navios em um só, porque tem twindecks retratéis, contando com um segundo convés. É ideal para transportar aço, carga geral, carga de projeto. Se você está transportando granel, os twindecks sobem e o navio se torna um bulk carrier. Quando o navio descarrega, erguemos os twindecks e embarcamos minerais e metais para Ásia. Podemos levar importações, exportações, em rotas nas quais temos bens fabricados em uma direção e matérias-primas seguindo para outro sentido, pontua Royce.

Além do Rockaway Belle, o armador também recebeu o Dakota Princess em março. Mais dois navios da classe devem ser entregues até o final do ano, e os dois restantes em 2011.