Após fechar 2012 com volume aproximado de 750 mil TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), alta de 8% em relação a 2011, o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) se prepara para um início de ano aquecido. A janela de atracação, o sistema que agenda a operação dos serviços/navios e seus respectivos movimentos semanais, deve ter um aumento de 25% de volume nos primeiros três meses de 2013 para atender a demanda. A partir de janeiro, o terminal também passa a receber uma nova linha para a Ásia operada por uma joint venture entre Cosco e Evergreen.
O TCP, que não quis divulgar a previsão de faturamento e volume para 2013, planeja investir R$ 280 milhões no perãodo. Parte do montante está dentro do orçamento de continuidade das obras do novo cais de atracação e outra fatia será destinada para a compra de equipamentos, como portêineres (responsáveis pela movimentação de contêineres entre o pátio e o navio) e transtêineres (guindastes usados para empilhar contêineres na área de armazenagem).
Até dezembro de 2013, o terminal espera que a capacidade aumente de 1,2 milhão para 1,5 milhão de TEUs e conta ainda com a conclusão da obra de extensão do cais leste de Paranaguá, que ganhará 315 metros. A ampliação vai permitir ao TCP receber navios maiores de contêineres.
O TCP opera desde 1998 sob regime de concessão no Porto de Paranaguá e tem entre os acionistas o fundo de private equity Advent International, que adquiriu participação de 50% em 2011.