A Techint Engenharia e Construção concluiu as obras de um terminal de regaseificação de gás natural liquefeito (GNL) em Dunkerque, no norte da França. Para o projeto – o maior do segmento na Europa – foram investidos mais de € 1 bilhão. O início da operação comercial está prevista para setembro.
A planta tem capacidade para processar 13 bilhões de m³, destinados a suprir 20% do consumo anual de gás natural no país e na Bélgica. O terminal, construído em parceria com a espanhola Sener, pertence à Dunkerque LNG, companhia formada pelas empresas de energia EDF, Fluxys e Total. Durante a inauguração, na última semana, o terminal recebeu da Nigéria o primeiro navio de GNL.
O GNLrecebido é armazenado em três tanques com capacidade de 190.000 m³ cada um. O terminal incluiu a construção de um porto de descarga, que conta com cinco braços de descarga de GNL, e a instalação de três compressores BOG (Boil Off Gas) e de um recondensador BOG, os principais equipamentos do processo de regaseificação.
“Foi um desafio que envolveu toda a nossa capacidade técnica nas atividades de construção ao longo dos quatro anos e meio deste projeto, estratégico para todo o mercado de gás europeu, e que hoje gera oportunidades de crescimento e de trabalho”, afirma Carlos Bacher, CEO da Techint E&C. A Sener executou tarefas de engenharia básica e de detalhamento, fornecimento dos materiais necessários, realização das obras civis, construção, comissionamento e assistência à implementação.