A companhia francesa fornecerá engenharia detalhada para instalações de CCS e injeção de CO₂ para o projeto da PTTEP no campo de Arthit

A Technip Energies será a responsável pela engenharia detalhada do projeto para instalações de captura e armazenamento de carbono (CCS) da PTTEP – empresa estatal de energia da Tailândia – em Arthit.
De acordo com comunicado divulgado na segunda-feira (15), o escopo do contrato da companhia francesa inclui a engenharia detalhada para novas unidades de processamento de CCS e instalações de injeção de CO₂, com modificações na atual Plataforma Central de Processamento de Arthit.
O contrato segue outros dois desenvolvimentos da Technip Energies no projeto, as fases de Pré-FEED (Estudo de Engenharia Básica) e FEED entre 2022 e 2023.
O PTTEP lidera o Projeto Arthit CCS, que servirá como um piloto para cultivar expertise e impulsionar a adoção do CCS na Tailândia. Com o início da operação, a expectativa é que a capacidade do projeto cresça gradualmente para um 1 milhão de toneladas de CO₂ por ano.
“Temos orgulho de contribuir para o primeiro projeto de CCS da Tailândia, reconhecido como um marco nacional no caminho de descarbonização do país. Vamos aproveitar nossas capacidades globais de engenharia e o conhecimento do CCS para apoiar o PTTEP ao longo dessa jornada estratégica”, disse o vice-presidente sênior de Gás e Energias de Baixo Carbono, Mario Tommaselli.
Projeto CCS Arthit
O PTTEP tomou a decisão final de investimento (FID) sobre o projeto em setembro deste ano.
As operações estão previstas para iniciarem em 2028. O investimento de cinco anos é estimado em aproximadamente THB 10 bilhões (equivalente a US$ 320 milhões).
Este projeto foi considerado importante para redução de emissões de gases de efeito estufa no âmbito do Plano de Ação da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) 2021-2030 – metas climáticas do país sob o Acordo de Paris.
Fonte: Revista Brasil Energia