unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 06/07/22

TechnipFMC assina carta de intenções com a Equinor para o BM-C-33


Crédito: Equinor

TechnipFMC assinou uma carta de intenções com a Equinor Brasil para a execução de um estudo integrado de iFEED™ (Front End Engineering and Design) que terá, como objetivo, finalizar a solução técnica para o desenvolvimento de gás e condensado do bloco BM-C-33, operado pela Equinor no pré-sal da Bacia de Campos, informou a TechnipFMC em comunicado na terça-feira (5/7).

A ideia é que esse estudo seja concluído antes que a Equinor tome a sua decisão final de investimento (FID) referente ao projeto, que está prevista para ser tomada ainda neste ano. O estudo inclui uma opção para prosseguir para a fase integrada iEPCI™ (Engineering, Procurement, Construction and Installation) do projeto, caso seja do interesse da Equinor.

Este contrato iEPCI™ – que, segundo as estimativas da TechnipFMC, poderá ser superior a US$ 1 bilhão – cobriria todo o sistema subsea, incluindo sistemas de árvores Subsea 2.0™, manifoldsjumpers, risers rígidos e flexíveis, umbilicais, terminações de dutos, equipamentos de distribuição submarina e controle de topside. A companhia também seria responsável pelos serviços de acompanhamento da vida operacional do campo.

“Este projeto integrado será a primeira vez que a Equinor usará nossos sistemas de produção configurados sob encomenda Subsea 2.0™, dos quais estamos vendo uma maior adoção dos clientes”, afirmou o presidente de Subsea da TechnipFMC, Jonathan Landes, em comunicado.

O contrato iEPCI™ está sujeito ao FID e à própria aprovação do contrato.

BM-C-33

Considerado um dos projetos de desenvolvimento mais desafiadores do país – e também um dos maiores em termos de potencial de fornecimento de gás –, o projeto do BM-C-33 inclui os prospectos Seat, Gávea e a descoberta de gás e condensado de Pão de Açúcar, que deverá ser a prioridade da norueguesa.

Ao todo, as descobertas têm volumes recuperáveis estimados em 1 bilhão de boe, em reservatórios de lâmina d’água de 3 mil m. Para escoar esse volume, a Equinor planeja direcionar o gás produzido para o Terminal de Cabiúnas (Tecab), via gasoduto, além do uso de navios aliviadores, que serão responsáveis pelo condensado, conforme publicado pelo PetróleoHoje.

O inicio da primeira fase de produção do BM-C-33 está previsto para 2026. Localizado na porção sudoeste da Bacia de Campos, a aproximadamente 200 km da costa do estado do Rio de Janeiro, o bloco foi adquirido na 7ª Rodada de Licitação da ANP, pelo consórcio formado por Equinor (35%), Repsol Sinopec Brasil (35%) e Petrobras (30%).

Fonte: Revista Brasil Energia