O objetivo do acordo é acelerar o desenvolvimento e comercialização do Tubo Flexível Híbrido (HFP), necessário para evitar a troca constante de tubos danificados por corrosão de CO₂

A TechnipFMC assinou um contrato de encomenda tecnológica com a Petrobras para acelerar o desenvolvimento e comercialização do Tubo Flexível Híbrido (HFP, em inglês), segundo comunicado divulgado nesta terça-feira (6).
Este projeto fez parte de um desafio no programa Conexões para Inovações, um programa da estatal de contratação pública voltada para o desenvolvimento de produtos ou serviços. No caso, o módulo “encomendas tecnológicas” dá a possibilidade de negociar propriedade intelectual; de adquirir a solução em larga escala por dispensa de licitação; e da Petrobras assumir parte do risco tecnológico e dos custos do contrato por encomenda.
O HFP, que já está em qualificação, será uma solução definitiva padronizada para trincas por corrosão sob tensão por CO2 (SCC CO2) experimentado com sistemas de tubulação flexíveis usados atualmente.
O objetivo do HFP é eliminar a necessidade de substituir regularmente o tubo devido a danos causados pelo SCC CO2. A solução combina os benefícios dos tubos flexíveis convencionais com materiais compostos leves e resistentes ao CO2 – fibra de carbono e polímero termoplástico de poliéter éter cetona (PEEK).
“Nosso objetivo é tornar o HFP uma solução simplificada e padronizada. Essa colaboração combina nossa experiência global e nossas capacidades de fabricação no Açu, Brasil, para apoiar a Petrobras na consecução de seus objetivos estratégicos”, disse o presidente de Subsea da TechnipFMC, Jonathan Landes.
Fonte: Revista Brasil Energia