
A TechnipFMC assinou, na segunda-feira (1), mais um contrato com a ExxonMobil na Guiana. O novo acordo faz parte do projeto “Gas to Energy”, que vai conectar a produção de gás associado dos FPSOs Liza Destiny e Liza Unity ao continente, viabilizando a entrega do combustível para uma usina termelétrica local.
Esse é o sexto acordo firmado entre as empresas para o bloco Stabroek, um dos ativos com maior potencial no portfólio da major. As atribuições da Technip neste contrato incluem a instalação de risers submarinos e gasodutos. O valor da operação foi estimado entre US$ 75 a US$ 250 milhões.
Em maio, as empresas fecharam um contrato para instalação de outros seis risers submarinos e deram inicio ao projeto do sistema de produção submarino (SPS) do campo de Yellowtail.
Recentemente, a Exxon fez mais duas descobertas na porção sudeste do bloco Stabroek e afirmou que pretende realizar novas intervenções ainda em 2022.
O bloco Stabroek é operado pela Esso Exploration and Production, afiliada da Exxon, com 45% de participação, em parceria com a Hess (30%) e a CNOOC (25%).
Fonte: Revista Brasil Energia