unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 18/03/24

TechnipFMC fornecerá sistema totalmente elétrico a projeto de CCS

A Northern Endurance Partnership (NEP), uma joint venture entre a bp, a Equinor e a TotalEnergies, escolheu a TechnipFMC para entregar seu primeiro projeto integrado totalmente elétrico, informou esta última em comunicado na sexta-feira (15). 

Segundo a TechnipFMC, a transação ainda precisa receber autorizações regulatórias e a decisão final de investimento (FID), as quais estão previstas para o final de 2024. Este projeto tem relação com a infraestrutura de transporte e armazenamento de CO2 para projetos de captura de carbono no Cluster da Costa Leste do Reino Unido que a NEP está construindo.

O contrato abrange o fornecimento e a instalação de um sistema submarino totalmente elétrico, incluindo coletores, umbilicais e tubulações. Para a atividade, a Technip utilizará o modelo integrado de execução de Engenharia, Suprimentos, Construção e Instalação (iEPCI)™. 

Tal solução elétrica da companhia coletará e alimentará o gás pressurizado em um aquífero para armazenamento permanente. De acordo com a TechnipFMC, o sistema 100% elétrico simplifica o projeto de campo, permitindo a redução da infraestrutura e do tempo de instalação através da remoção de componentes hidráulicos e umbilicais simplificados. Além disso, a tecnologia possibilita o desenvolvimento de projetos a longas distâncias.

“Usando tecnologia proprietária de CO2.0, ampliamos nossa plataforma Subsea 2.0 com o desenvolvimento do primeiro sistema totalmente elétrico do setor para transporte e armazenamento de carbono. Com este contrato, estamos demonstrando como as competências estabelecidas nas energias tradicionais estão no cerne da transição energética”, disse a vice-presidente executiva de Novas Energias da TechnipFMC, Luana Duffé.

Fonte: Revista Portos e Navios