A UOP LLC, unidade da norte-americana Honeywell vai fornecer à Moded Inc, um sistema para o processamento de gás natural, o UOP Separex TM, em navio flutuante, que remove dióxido de carbono do gás natural.
O navio FPSO (Floating Production, Storage e Offloading), que sera usado na operação é equipado com o sistema de membranas Honeywell UOP Separex e adsorventes que retiram o dióxido de carbono e vapor de água de 5 milhões de metros cúbicos de gás natural, que são extraídos por dia no campo petrolífero Lula, localizado na Bacia de Santos.
A tecnologia tem como diferencial o modo que seus sistemas podem ser usados em terra (on-shore) ou no mar (off-shore). Com a retirada do dióxido de carbono e do vapor de água há também uma melhora do gás natural. A retirada desses contaminantes atende a padrões de qualidade exigidos pelo consumidor final.
Esses sistemas fornecem os recursos de remoção de contaminantes em espaço compacto, com o máximo de confiabilidade e poucos requisitos de manutenção, explica o vice-presidente e gerente-geral de Tecnologia de Processos e Equipamentos da Honeywell UOP, Pete Piotrowski.
De acordo com a Modec, já está em construção um segundo navio FPSO, que também vai contar com o sistema da Honeywell. Ele deve entrar em operação a partir de setembro de 2012.