unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 13/08/09

Tecon planeja operar contêineres na Capital

No Brasil, apenas 6% das cargas são transportadas por hidrovias

A empresa Tecon Rio Grande estuda a possibilidade de operar um terminal de contêineres no porto da Capital gaúcha. O complexo, que ainda precisa ser construído, substituiria as atividades que antes eram realizadas no Píer IV do terminal Santa Clara, em Triunfo.

No início deste ano, a Braskem decidiu reformar a estrutura de Triunfo com o objetivo de viabilizar a logística de recebimento de etanol. Com isso, foram encerrados o envio e o recebimento de contêineres por esse complexo. A responsável pelo escritório comercial avançado do Tecon na Serra gaúcha, Kalinca Susin, argumenta que um terminal de contêineres em Porto Alegre permitiria à companhia atrair cargas das regiões Metropolitana, Norte e Nordeste do Estado. Dessas localidades aparecem demandas de cargas como frango, materiais do setor metalmecânico e móveis, entre outras.

Quanto ao desempenho do terminal de contêineres localizado em Rio Grande, Kalinca afirma que a expectativa é de chegar ao final do ano com um resultado semelhante ao de 2008, quando houve a operação de 372.811 contêineres. De janeiro a julho deste ano, o Tecon Rio Grande já movimentou 221.325 contêineres. Kalinca salienta que o Tecon Rio Grande tem como diferencial competitivo uma infraestrutura capaz de receber cargas provenientes de todos os modais viários (hidrovia, ferrovia e rodovia).

O consultor sênior da Portal Commerce & Logistics, Carlos A. G. Pires, comenta que um novo terminal de contêineres contribuiria para o desenvolvimento do transporte fluvial no Rio Grande do Sul. Ele aponta que as hidrovias ainda são subutilizadas no País.

O especialista afirma que, enquanto os Estados Unidos movimentam em torno de 60% de suas cargas pelo sistema hidroviário, no Brasil esse patamar cai para cerca de 5%. Pires e Kalinca participaram ontem do Congresso Internacional Navegar 2009 – Os Novos Rumos da Navegação no Brasil. O evento será encerrado hoje, no porto da Capital gaúcha.

Plano para portos será concluído até o final do mês

O ministro Pedro Brito, da Secretaria Especial de Portos, disse afirmou ontem que ?no máximo até o fim deste mês? será concluído e publicado o Plano Geral de Outorgas (PGO) dos setor portuário.

O documento listará as áreas do litoral brasileiro que têm potencial para receber novos terminais nos próximos anos. De posse desse plano, o governo deverá iniciar o processo de licitação das áreas, à iniciativa privada, de concessões para construir e operar novos portos nos próximos anos.

Em abril passado, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) entregou a Brito um versão do PGO, com 45 áreas com potencial para abrigar novos portos, entre as quais a região de Ilhéus (BA), de onde, no futuro, sairá a ferrovia Leste-Oeste, que ligará o litoral até a ferrovia Norte-Sul.

A secretaria, porém, identificou problemas, segundo Brito, na primeira versão, e está fazendo modificações no documento para finalizá-lo. ?Identificamos algumas deficiências nos estudos de localização e estamos aprimorando?, afirmou ontem o ministro.

Conforme dados preliminares do PGO, o Rio Grande do Sul está capacitado para receber um novo porto no Sul do Estado, vocacionado para carregar contêineres e granéis vegetais.(Fonte: Jornal do Commercio/RS/Jefferson Klein)