unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 27/05/25

TEG obtém autorização para investimentos no Porto de Santos

Empresa investirá aproximadamente R$ 160 milhões, em caráter de urgência, para melhorar eficiência operacional no terminal de grãos arrendado no complexo portuário

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) autorizou o Terminal Exportador do Guarujá (TEG) a realizar investimentos urgentes no Porto de Santos (SP). Os aportes a serem realizados pela arrendatária, joint venture entre a Louis Dreyfus Company (LDC) e a Cargill são necessários para restaurar a operacionalidade da instalação portuária e aumento da eficiência operacional no complexo portuário. O montante é estimado em R$ 159,5 milhões, com data-base em fevereiro de 2021.

A APS informou ao MPor que reconheceu a urgência dos investimentos solicitados pelo TEG, considerando a necessidade de modernização do terminal para assegurar sua competitividade e promover sua plena funcionalidade operacional, em face do crescimento da demanda logística e do aumento da capacidade dos navios atendidos no Porto de Santos.

“Embora os investimentos estejam incluídos no Plano de Investimentos para a renovação antecipada do contrato de arrendamento, o TEG deverá assumir integralmente os riscos associados a eles, mediante a formalização de Termo de Risco de Investimentos – TRI”, mencionou a autoridade portuária no processo.

Os investimentos são classificados pela arrendatária como não previstos contratualmente. O contrato de arrendamento foi firmado com duração de 25 anos, pelo período de 2010 a 2035, e está localizado em Conceiçãozinha, no município do Guarujá. A instalação é voltada para a movimentação e armazenagem de granéis sólidos de origem vegetal.

O secretário nacional de portos, Alex Ávila, determinou que, após a publicação da autorização para a realização desses investimentos, os autos sejam remetidos à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para análise quanto à necessidade de reequilíbrio econômico-financeiro do contrato. A portaria entrou em vigor nesta segunda-feira (26), data de publicação no Diário Oficial da União.

Fonte: Revista Portos e Navios