Pedro Teixeira Duarte, presidente executivo da Teixeira Duarte, viu os negócios crescerem na área petrolífera no Brasil. Reservas potenciais da participada Alvorada foram reavaliadas para 76 milhões de barris de petróleo.
A empresa Alvorada, detida pela Teixeira Duarte (TD), fechou o ano de 2010 como a sexta operadora de petróleo e gás do Brasil, de acordo com os dados apurados e divulgados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), Gás Natural e Biocombustíveis.
De acordo com as informações do relatório e contas da construtora – aprovado na assembleia geral da passada sexta-feira, dia 20 -, a Alvorada fechou o último ano com uma produção diária total de 73.523 barris de petróleo. As estimativas das reservas potenciais e de reserva riscada – [as reservas riscadas são calculadas apenas por meio de imagens de sondas que fazem análise sísmica] – foram atualizadas, respectivamente, para 76 milhões de barris e 14 milhões de barris, valores não auditados e que resultam de estudos preliminares da Alvorada, explica o documento.
A construtora liderada por Pedro Maria Teixeira Duarte controla 76% da EMPA – Serviços de Engenharia, uma construtora brasileira. Por sua vez, a EMPA detém 47,2% do capital da Alvorada, sediada em Belo Horizonte, capital do estado brasileiro de Minas Gerais. A referida Alvorada é detentora da concessão de três campos maduros em Aracaju, no estado de Sergipe, Bom Lugar, no Recôncavo Baiano, e Jitibatuba, na ilha de Itaparica, em frente à cidade de Salvador da Bahia, descreve o relatório e contas. Além disso, detém ainda 11 blocos, também no Recôncavo Baiano, e que foram objeto do contrato de concessão da 9ª rodada de licitações promovida pela ANP, sublinha o mesmo relatório da TD, referente ao exercício de 2010.
A TD adquiriu a posição na EMPA em 2007. No ano passado, o grupo português prosseguiu, neste sector, com a execução de um programa de prospecção denominado Programa Exploratório Mínimo (PEM).