
A Tenaris irá fornecer à Petrobras um pacote completo de produtos e serviços para o campo de Búzios, localizado no pré-sal da Bacia de Santos, divulgou a companhia nesta quarta-feira (6). O contrato possui duração de quatro anos e abrange mais de 100 mil toneladas de tubos de aço carbono, para ambiente corrosivo e de alto colapso, com e sem costura. A produção de tubos será realizada na Confab, a planta da Tenaris no Brasil, e nas plantas da Tamsa e da Dalmine, no México e na Itália, respectivamente.
Os tubos fornecidos pela Tenaris utilizam a tecnologia Dopeless®. Ele é aplicado, também, conectores soldados TenarisHydril BlueDock® e conexões premium TenarisHydril Blue® Heavy Wall, Blue® Max e Wedge 623®. Todos ofertados para cumprir as especificações técnicas da Petrobras. De acordo com a companhia, essa tecnologia proporcionará benefícios em HSE (Health, Safety and Environment), pois elimina o uso de graxa, contaminação do meio ambiente e garante de segurança e praticidade nas operações.
Em termos de segurança e praticidade, os conectores BlueDock® possuem uma nova chaveta anti-rotacional automática (AARK, na sigla em inglês). Elas permitem múltiplas ativações automáticas e sem o uso das mãos na red zone. A Tenaris informou que os produtos atendem as exigências para o uso de eslingas e conector com ombro de carga.
A companhia ofertará o serviço Rig Direct®, onde os tubos são entregues diretamente no porto. Dentro desse serviço, a Petrobras estará apta a usar a tecnologia PipeTracer®. Nela, os usuários terão acesso às especificações técnicas dos produtos, diretrizes de execução de descida, e poderão criar um tally digital, que elimina a necessidade de medição manual de comprimento.
O presidente da Tenaris no Brasil, Renato Cantallini, disse que “temos o compromisso de gerar valor para a Petrobras e estamos honrados de a empresa nos ter confiado um projeto tão ambicioso, que reforça a parceria de longa data entre a Petrobras e a Tenaris no Brasil”.
Em agosto de 2021, a Tenaris fechou um contrato com a Petrobras para fornecer seus serviços em Mero 3, campo situado na mesma bacia do pré-sal.
O campo de Búzios é operado pela Petrobras (90%) em consórcio com CNODC Brasil (5%) e CNOOC Petroleum (5%).
Fonte: Revista Brasil Energia