unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 08/09/23

Tenaris fornecerá soluções tubulares para o projeto do BM-C-33


Foto de três tubulações da Tenaris (Créditos: Tenaris)
Créditos: Tenaris

Tenaris assinou um contrato com a Equinor para fornecer 83 mil toneladas de tubos de linha soldadas de 22 e diâmetros, bem como acessórios tubulares e serviços para o gasoduto que exportará o gás do bloco BM-C-33, no pré-sal da Bacia de Campos, de acordo com comunicado divulgado na terça-feira (5).

Neste projeto, a Tenaris utilizará o One Line, seu serviço integrado de gerenciamento de dutos, que contém revestimento, acessórios e logística. Entre os serviços ofertados está a aplicação de um revestimento anticorrosivo de polipropileno (3LPP) de três camadas, revestimento de fluxo interno para melhorar o fluxo de gás e a aplicação de um revestimento de concreto antiempuxo (CWC) em aproximadamente 120km dos tubos.

O contrato terá aproximadamente 90% de conteúdo local. “Vamos agilizar ainda mais a produção com a fabricação do tubo de linha em nossa fábrica em Pindamonhangaba [SP]”, disse o presidente da Tenaris Brasil, Renato Catallini, no comunicado.

Com aquisição na 7ª Rodada de Licitação da ANP, o bloco BM-C-33 é operado pela Equinor (35%) em parceria com Repsol Sinopec Brasil (35%) e Petrobras (30%). O projeto inclui os prospectos Seat, Gávea e a descoberta de gás e condensado de Pão de Açúcar. A Equinor anunciou a decisão final de investimento (FID, em inglês) em maio deste ano.

O FPSO do projeto terá capacidade para processar 16 milhões de m³/dia de gás e outros 20 mil m³/dia de condensado. A previsão de entrega da plataforma é 2027, enquanto o início é estimado para 2028.

O gás a ser processado no FPSO será escoado pelo gasoduto de Pão de Açúcar em direção a Cabiúnas, em Macaé (RJ), sem a necessidade de processamento numa UPGN em terra. O empreendimento terá 200 km de extensão, conforme apuração do PetróleoHoje.

Fonte: Revista Brasil Energia