unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 07/06/10

Terminais deverão enviar mensalmente dados de movimentação a partir de julho

A partir do próximo dia 1º de julho, todos os terminais de uso privativo deverão integrar o Sistema de Desempenho Portuário, sob pena de serem multados em até R$ 15 mil, caso descumpram a norma. A informação é do gerente de Desempenho Portuário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Bruno Pinheiro.

O executivo reuniu, entre os últimos dias 27 de maio e 1º de junho, representantes dos terminais já integrados e não integrados ao sistema, respectivamente. O objetivo do encontro foi reforçar a obrigatoriedade de integração ao sistema, por meio do qual os terminais deverão enviar, até o 15º dia do mês subsequente, os dados relativos à movimentação de cargas, própria e de terceiros com especificação de sua natureza e volume, em toneladas.

Os terminais deverão enviar ainda, no mesmo prazo, os dados relativos a procedimentos operacionais, equipamentos e infraestrutura, e embarcações, desatracadas no mês-referência, considerando as datas e horas registradas no momento do fundeio até a respectiva desatracação.

A exigência integra a norma aprovada pela Resolução Nº 1660 (ratificada pela Resolução Nº 1695), que aprovou a norma para outorga de autorização para a construção, exploração e a ampliação de terminal portuário de uso privativo.

No último dia 25, Pinheiro reuniu-se com representantes dos portos organizados para informá-los da obrigatoriedade de fornecer o CNPJ dos armadores. A medida facilitará as atividades de fiscalização das Superintendências de Navegação Marítima e de Navegação Interior da Antaq.