A Santos Brasil responsável por mais da metade da movimentação de contêineres do Porto de Santos ¬ chegou à marca de 70,19 MHP (movimentos por hora) em seu terminal, o Tecon, que fica na Margem Esquerda do complexo, no último mês. Com isso, a empresa registra um crescimento de 37,27% na produtividade no ano. O recorde de movimentos era esperado pelo diretor-executivo do Terminal de Contêineres (Tecon) do Porto de Santos, Washington Flores, para o final deste ano.
Porém, o aumento da produtividade começou a ser registrado em março e continuou nos meses seguintes. A produtividade do terminal passou dos 51,13 MPH, registrados em dezembro do ano passado, para 60MPH, na média do primeiro trimestre deste ano. Em abril, o índice subiu para 65,05 MPH e, no mês passado,para70,19MPH.
Flores destacou o trabalho em equipe dos funcionários do terminal como a fórmula para alcançar os bons resultados. Além disso, os investimentos em modernização de equipamentos, treinamento dos operadores de guindastes e na aplicação de novas tecnologias foram apontados pelo diretor para justificar o crescimento.Temos o melhor povo do mundo.
Pessoal comprometido,capacitado, treinado e com vontade de quebrar barreiras. De acordo com o diretor-executivo, a meta da Santos Brasil para o próximo semestre é manter os índices de produtividade e, em seguida, aumenta-los com os investimentos programados. Para este mês, está previsto o recebimento de 10 novos reboques capazes de puxar dois contêineres cheios de uma vez. No próximo mês, mais 20 equipamentos deste tipo chegarão ao Tecon. A Santos Brasil não divulga projeções de movimentação de cargas específicas para o terminal santista. Mas, com a marca apresentada no primeiro trimestre de 216.016 unidades operadas e com o aumento da produtividade, espera-se que o movimento do Tecon deve ultrapassar as 864 mil unidades neste ano.