Março de 2012 entrará para a história de Praia Grande. Nessa data terão início as operações da primeira unidade retroportuária da Cidade.
O terminal de contêineres vai gerar até 100 empregos diretos e indiretos; além de atrair empresas do ramo para o Município. A unidade será instalada numa área de 13 mil metros quadrados próximo à Rodovia Padre Manuel da Nóbrega, no Bairro Andaraguá.
Nesse lote, a empresa RPA fará inspeção e reparo de contêineres, seguindo as normas internacionais. Segundo o prefeito Roberto Francisco, a nova empresa é importante, não só pela arrecadação gerada do Município, mas pela geração de emprego.
O chefe do Executivo classifica o Município como um dos mais atrativos para os investidores pelo desenvolvimento que teve nos últimos anos e infraestrutura que possui.
Praia Grande é uma cidade que está próxima ao Porto de Santos, das rodovias Anchieta e Imigrantes, e tem um acesso muito bom à (rodovia) Padre Manuel da Nóbrega, o que favorece as empresas deste setor, argumenta o prefeito.
Roberto Francisco explica ainda que, para os próximos anos, as ações municipais serão voltadas para atrair mais empresas do segmento de logística para a Cidade. Espaço para a expansão dos terminais e acessos viários ao Porto de Santos e ao Sistema Anchieta-Imigrantes são alguns dos pontos citados como diferenciais do Município. Para o prefeito, estas condições podem fazer de Praia Grande a nova vedete do setor portuário.
A prova disso é a escassez de locais para a instalação de empresas logísticas próximo ao Porto de Santos. O secretário de Relação de Emprego e Trabalho, Getúlio de Matos, destaca a parceria entre a empresa e a Administração Municipal, que se encarregará de realizar a seleção dos candidatos quando houver a demanda. Este é um momento muito importante para Praia Grande.