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Clippings - 28/07/11

Terminal Santa Catarina oferece transporte ferroviário de contêineres

O Terminal Santa Catarina (TESC) e a Brado Logística formaram uma parceria para viabilizar o transporte ferroviário de contêineres dry e reefer para o porto de São Francisco do Sul, o que pode reduzir em até 20% o custo com transporte de cargas em contêineres, em relação ao modal rodoviário. As operações começaram em julho e a meta é que o volume transportado por trilhos chegue a 10% da movimentação anual, que fica entre 115mil a 120 mil contêineres.

A malha ferroviária existente já opera com granéis e a iniciativa vem incrementar a atividade com o transporte de contêineres, tanto para cargas frigorificadas quanto secas. A operação de embarque e desembarque de contêineres das plataformas será realizada em terminal já existente em São Francisco do Sul, a seis quilômetros do porto. As operações terão frequência diária, com movimentação de contêineres cheios e vazios. Além de mais barato, o transporte ferroviário é mais seguro e mais limpo para o meio ambiente. Com a nova operação do TESC, haverá redução de caminhões para transporte de contêineres, o que contribui para uma melhor qualidade do ar.

A malha ferroviária atenderá, a princípio, os exportadores de Lages, em Santa Catarina; Ponta Grossa, Cambe, Cascavel e, após 90 dias, Telêmaco Borba, no Paraná. “Estamos oferecendo aos exportadores e importadores do interior do Paraná e de Santa Catarina mais um diferencial competitivo, utilizando a intermodalidade para escoar suas cargas via trem para o Porto de São Francisco do Sul. A união do know-how da Brado e do TESC trará benefícios econômicos e sustentáveis tanto para os clientes quanto para o sul do País”, afirma José Luis Demeterco Neto, presidente da Brado Logística.

O tempo de deslocamento será de no máximo 96 horas e, durante o percurso, a composição fará uma pausa para que os contêineres refrigerados sejam ligados e recuperem a temperatura ideal. “Com mais essa alternativa de transporte, o Porto de São Francisco do Sul amplia as opções de acesso para as cargas conteinerizadas destinadas a qualquer local do mundo que não querem sofrer com grandes congestionamentos dos portos brasileiros e das rodovias. Devido à sua localização, o TESC não é prejudicado pelas variações climáticas, portanto, não há espera para atracação”, diz José Eduardo Bechara, diretor superintendente do TESC.

O TESC tem expressivo volume de operação de carga siderúrgica e, por meio da parceria com a Brado, a intenção é atrair, principalmente, as empresas de agronegócio que precisam escoar a produção de aves e suínos em sistema refrigerado.

Parceria

O Terminal Santa Catarina está inserido no complexo portuário de São Francisco do Sul e movimenta cerca de 200 mil TEUs por ano. O TESC é alfandegado pela Receita Federal do Brasil, o que significa que as cargas armazenadas estão protegidas por modernos sistemas de segurança. O sistema de operação é totalmente integrado, desde a atracação do navio até a saída da carga. A Brado Logística tem como diferencial o transporte ferroviário para escoamento das cargas, atendendo o grande, médio e pequeno embarcador. Operadora logística com base intermodal rodoferroviária em contêiner, a companhia oferece armazenagem de cargas reefer e dry, distribuição, frota própria, terminais de contêineres, Redex, Vigiagro e habilitações para os mercados internacionais.