O projeto arquitetônico do novo Terminal Marítimo de Passageiros do Porto do Recife (TMP) deverá contar com um aporte de R$ 11,5 milhões por parte do Governo Federal, podendo ser construído num prazo entre oito e 18 meses. Os recursos seriam uma contrapartida para a viabilização dos terminais das cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo de 2014. Ontem, na Associação Comercial de Pernambuco (ACP), o presidente do Porto do Recife, Alexandre Catão, apresentou as novidades com relação ao assunto. ?Estamos na frente de outros portos porque apresentamos o Projeto Executivo do terminal, incluindo a planilha de custos?.
Outro ponto positivo é o fato de o processo de dragagem ter sido o primeiro a ser iniciado no Brasil, sendo provável que também seja o primeiro a ser concluído. Ademais, as obras de dragagem do trecho para a atracação dos navios já foram concluídas. Por fim, o Porto deverá apresentar um novo projeto pleiteando recursos adicionais para a urbanização do entorno do terminal, estimado em R$ 5 milhões. O empreendimento possibilitará um forte aumento no fluxo de cruzeiros.
Empresas privadas poderão participar da construção ou – o que é mais provável – arrendar o terminal depois de concluído. Os grupos ConCais e MSC Cruzeiros assistiram a uma explanação por parte de Catão e manifestaram formalmente a intenção em participar do investimento. O TMP será instalado numa área de 18,4 mil m² e terá dois edifícios situados no Armazém 7, contando com salão de desembarque de passageiros, assim como ambientes para controle de passaporte, alfândega, vigilância sanitária, entre outros.
No dia 3 de agosto, o presidente da ConCais, César Floriano, vem ao Recife falar sobre a necessidade de exploração dos terminais privados. Já no dia 4, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, irá ?bater o martelo? a respeito da liberação dos investimentos no terminal marítimo. Antes disso, porém, Catão vai a Brasília discutir o andamento dos projetos com o ministro da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito.(Fonte: Folha de Pernambuco/Paulo Marinho)