unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 01/07/09

Thyssen nega críticas

Sem muito alarde, soube-se que Brasil e França decidiram, no fim do ano passado, se unir para a produção de cinco submarinos. O Brasil gastará 7,1 bilhões de euros – quase R$ 20 bilhões – na construção de um estaleiro junto ao porto de Itaguaí (RJ) e na compra de peças, tecnologia e serviços da francesa DCNS. Do lado brasileiro, participará o grupo Odebrecht.

Foi informado que os alemíes sugeriam o aproveitamento do tradicional Arsenal de Marinha do Rio, com alguns pequenos investimentos para modernizá-lo – em vez de se construir estaleiro especial em Itaguaí (RJ), o que geraria críticas à operação feita pelo Brasil.

Em nota oficial, a Thyssenkrupp afirmou:

A Thyssenkrupp vem a público desmentir os artigos publicados em alguns órgãos da imprensa referentes aos projetos navais do governo brasileiro. A Thyssenkrupp, nesse contexto, nunca teve qualquer ingerência nos assuntos do governo brasileiro, nem da Marinha do Brasil. A nota foi assinada por Hendrik Grot, representante do grupo para a América do Sul.(Fonte: Net Marinha/Sérgio Barreto Motta)