O diretor da ANTAQ, Tiago Pereira Lima, palestrou, nesta sexta-feira, no 3º Seminário sobre o Direito Portuário, que se encerrou, hoje (12), na sede da Confederação Nacional do Transporte (CNT), em Brasília. Lima participou do painel “O papel do setor portuário na nova indústria do petróleo em razão do pré-sal”.
Lima destacou que a Agência contribui com o planejamento do setor portuário. Prova disso foi a elaboração do Plano Geral de Outorgas (PGO), que indicou áreas para expansão e ampliação das instalações portuárias existentes. “O PGO é um marco para o setor portuário brasileiro”, ressaltou.
O diretor da ANTAQ enfatizou que há necessidade de se investir em infraestrutura portuária e de apoio marítimo para atender à exploração do pré-sal. De acordo com Lima, a Petrobras precisará de mais embarcações, portanto será “fundamental a construção de novos estaleiros. Na Região Norte, será necessário passar de um para dois estaleiros; na Sul, de cinco para oito; na Nordeste, de um para sete; e na Sudeste, de 14 para 15”, enumerou.
Apoio marítimo
Tiago Lima detalhou, também, a situação da navegação de apoio marítimo no país. Conforme o diretor, a ANTAQ autorizou 94 empresas a operar no setor em 2009. “Esse número vem crescendo, já que em 2007 foram 79 empresas e, em 2008, 84”, disse.
O diretor da Agência informou, ainda, os gastos com afretamentos no apoio marítimo. Em 2009, esse número foi de US$ 971 milhões. “Atualmente, esse número já está em US$ 1 bilhão”, destacou.
Assessoria de Comunicação Social/ANTAQ
Fone: (61) 2029-6520
FAX: (61) 2029-6517
E-mail: asc@antaq.gov.br