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Clippings - 15/07/09

Tokio Marine faz 50 anos e traça plano de expansão

De São Paulo – A Tokio Marine, maior seguradora japonesa, completa esta semana 50 anos de operações no Brasil e anuncia uma plano de expansão para os próximos três anos. Chamado de Inovação e Execução, a seguradora traçou metas para ganhar mercado, com abertura de novas filiais e aposta em alguns segmentos, como o de grandes riscos, que já registra expansão de 220% este ano e prêmios de R$ 30 milhões. O Brasil já é a terceira maior operação do grupo fora do Japão.

Para a comemoração, o presidente mundial da Tokio, Shuzo Sumi, veio pela primeira vez ao Brasil. Anteontem à noite, participou de um festa em São Paulo que reuniu corretores, executivos do setor e contou com a presença de Armando Vergílio, titular da Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Com ajuda de um intérprete, respondeu algumas perguntas enviadas por e-mail pelo Valor.

A Tokio Marine elegeu a expansão internacional como uma de suas prioridades, em meio à estagnação da economia japonesa. Só no Japão, a Tokio tem 26% do mercado, que é o segundo maior do mundo em seguros de ramos elementares, perdendo apenas para os Estados Unidos. Sumi destaca que Brasil, Ásia e Oriente Médio possuem economias em franca expansão e por isso são de grande interesse para os negócios da empresa.

Um de seus maiores concorrentes no mercado japonês, a Sompo Japan (dona da Yasuda), tem estratégia semelhante e comprou este ano 50% da brasileira Marítima. Sumi diz que a Tokio, por ser a maior do Japão, está preparada para essa ofensiva.

A estratégia, além do segmento de grandes riscos, é a carteira de automóveis. A Tokio comprou a seguradora de ramos elementares do Banco Real, em 2005, levando junto as apólices de autos. Já abriu 14 unidades de atendimento (chamadas de Top Services) e planeja abrir mais quatro até dezembro. Só em junho, os prêmios no segmento somaram R$ 54 milhões, um recorde mensal. Da carteira total da seguradora, 40% está no mercado de automóveis (o ramo vida tem 25%, riscos diversos mais 25% e ramos elementares os 10% restantes).

Quando comprou a Real Seguros, a Tokio também fez uma joint venture com o ABN AMRO para criar uma seguradora de vida e previdência. Em março deste ano, o Santander comprou os 50% da Tokio por R$ 678 milhões. A seguradora japonesa, porém, ainda tem a exclusividade na distribuição desses seguros nas agências do Banco Real. Na venda de seguros, além dos corretores, a seguradora busca canais alternativos, como o varejo, responsável por prêmios de R$ 130 milhões apenas no primeiro semestre, graças às vendas de apólices em lojas de redes varejistas.

Mesmo em meio à crise, Sumi diz que a Tokio não foi afetada e mantém bons indicadores financeiros e os ratings das principais agências de classificação de risco (em algumas delas, tem a nota máxima AAA). A Tokio completa este 130 anos em 2009 no Japão. No discurso feito na festa de comemoração em São Paulo, Sumi destacou que a palavra de ordem na seguradora é renascer. Sobre o Brasil, ele brincou dizendo que espera ver uma final entre o país e o Japão na Copa do Mundo da África do Sul em 2010.(Fonte: Valor Econômico/ASJ)