A petroleira Total assinou um acordo final para vender uma rede regional de gasodutos no Sudoeste da França. Os ativos foram comprados por um grupo formado pela italiana Snam, de infraestrutura no setor de gás, pelo fundo de investimentos soberano de Cingapura GIC, e pela estatal francesa Electricité de France (EDF).
Há dois meses, a Total havia anunciado a definição de vender a rede para o grupo liderado pela Snam, em uma transação avaliada em 2,4 bilhões de euros (US$ 3,1 bilhões). A italiana lidera o consórcio de compradores, com 45% de participação. O GIC e a EDF têm, respectivamente, 35% e 20%.
A rede de gasodutos foi colocada à venda no segundo semestre do ano passado como parte da estratégia da Total de vender 20 bilhões de euros em ativos até 2015. O objetivo da empresa é gerar caixa e financiar investimentos.
Nesta transação, a Total havia pedido aos potenciais compradores para manter empregos, condições de trabalho e a sede da rede de gasodutos na cidade de Pau. A rede emprega 500 pessoas e gera uma receita anual de 353 milhões de euros, segundo a companhia.