A TotalEnergies encontrou indícios de gás no bloco C-M-541, no pré-sal da Bacia de Campos. A descoberta, realizada no último dia 11, foi feita em lâmina d’água de 3 mil metros. A perfuração do poço pioneiro Marolo-1, foi realizada em janeiro pela sonda Sonda Valaris Renaissance (DS-15), da Valaris.
Conforme publicado pelo PetróleoHoje, a campanha marca a retomada das atividades exploratórias da Total e da Valaris no país, assim como a estreia da operação da sonda DS-15 no Brasil – além do C-M-541, a unidade também será responsável pelo abandono de poços no campo de Lapa.
Além de Marolo, a petroleira recebeu aval do Ibama para perfurar o poço exploratório Ubaia e até três poços contingenciais no C-M-541, com possibilidade de realização de teste de formação de curta duração (Drill Steam Test – DST) em cada poço.
Os dois poços exploratórios a serem perfurados são considerados pela Total como “gigantes de classe mundial”, segundo apresentação feita para analistas no ano passado. O bloco, cujo primeiro período exploratório termina em fevereiro de 2027, está próximo às descobertas de Seat, Gávea e Pão de Açúcar, no pré-sal do BM-C-33.
O C-M-541 foi adquirido na 16ª Rodada de Licitações, em 2019, sendo operado pela TotalEnergies (40%) em parceria com a Qatar Petroleum (40%) e a Petronas (20%). O ativo é o único projeto exploratório da carteira brasileira operado pela petroleira, tendo em vista a recente decisão de devolver o CE-M-661, na Bacia do Ceará, e a estratégia de deixar a Foz do Amazonas.
Fonte: Revista Brasil Energia