unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 22/06/23

TotalEnergies e RGCI assinam convênio para projetos de P&D

TotalEnergies e o Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI, em inglês) assinaram, na terça-feira (20), um convênio para executar 11 projetos de P&D. Com investimentos previstos de R$ 80 milhões, os projetos serão voltados às pesquisas na geração e operação de energias renováveis mais eficientes e no desenvolvimento de tecnologias para parques eólicos onshore e offshore, com o envolvimento de 150 pesquisadores.

Tais projetos criarão bases teóricas e práticas para identificar os impactos provocados pelas atividades e as formas de mitigá-los. Uma das pesquisas em destaque é a avaliação da combinação de usinas fotovoltaicas com agricultura e captura de CO2.

“Nós estamos aqui para resolver não apenas os grandes problemas do Brasil, mas os grandes problemas globais, que estão surgindo no século XXI, como as mudanças climáticas, que podem impactar toda a humanidade”, afirmou o diretor científico do RCGI, Julio Meneghini, no comunicado divulgado. O diretor ressaltou a importância da cláusula de PD&I dos contratos para exploração e produção de petróleo e gás natural da ANP – os concessionários devem realizar investimentos em projetos de pesquisa da ordem de 1% de sua receita bruta.

Em 2021, a ANP expandiu o uso da norma, abrangendo projetos em anergias renováveis, a fim de incentivar uma “economia de baixo carbono em nosso país e desenvolver a capacidade científica e tecnológica local nesse setor”, explicou a diretora de P&D da TotalEnergies, Isabel Waclawek.

O convênio foi assinado em uma cerimônia realizada na reitora da USP, com a presença das três autoridades citadas, entre outras. Criado em 2015, o RGCI é um centro de pesquisa em engenharia, com financiamento da FAPESP e de empresas.

Fonte: Revista Porto e Navios