unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 05/10/22

TotalEnergies estende contrato do navio-sonda Valaris Renaissance


Sonda Valaris Renaissance (DS-15) / Créditos: Valaris

TotalEnergies estendeu, por 100 dias, o contrato do navio-sonda Valaris Renaissance (DS-15), informou a Valaris em comunicado na segunda-feira (3/10). A unidade foi afretada pela petroleira francesa em junho de 2021 para executar campanha no bloco C-M-541, na Bacia de Campos, e no campo de Lapa, em Santos.

O contrato foi fechado pelo prazo de 400 dias, com três opções de extensão com duração estimada de 100 dias. Em maio deste ano, a TotalEnergies anunciou a descoberta de petróleo e gás no C-M-541, cuja perfuração foi realizada pela sonda, que também será responsável pelo abandono de poços no campo de Lapa.

De acordo com o Fleet Status Report mais recente da Valaris, referente ao final de julho deste ano, o término do contrato da Valaris Renaissance está previsto para março de 2023. Conforme publicado pelo PetróleoHoje, a Petronas utilizará a sonda para a sua campanha exploratória em Campos, que será executada no ano que vem.

A petroleira malaia e a TotalEnergies acertaram a utilização da unidade dentro de uma janela operacional disponível no contrato de afretamento da petroleira francesa. A Petronas opera os blocos C-M-661 e C-M-715, ambos arrematados na 16ª Rodada, em 2019, mas a tendência é de que a campanha seja voltada ao C-M-661.

Além da DS-15, a Valaris opera outras duas sondas no Brasil: a DS-4, afretada pela Petrobras em julho deste ano para atividades na área do BM-S-11, no cluster de Santos, e a DS-17, afretada pela Equinor no mesmo mês para atividades no campo de Bacalhau, também em Santos, com início previsto para meados de 2023.

Fonte: Revista Brasil Energia