Onegócio assinado com a Air Products (EUA) prevê o fornecimento de 70 mil toneladas a partir de 2030 para descarbonizar refinarias da empresa na Europa

A TotalEnergies e a Air Products assinaram um acordo de fornecimento anual na Europa de 70 mil toneladas de hidrogênio verde a partir de 2030, com duração de 15 anos, informou a companhia francesa por comunicado nesta sexta-feira (7).
O acordo de longo prazo segue o edital lançado pela TotalEnergies, em setembro de 2023, de apresentação de propostas para fornecimento de 500 mil toneladas por ano de hidrogênio verde, com intuito de descarbonizar suas refinarias europeias.
Neste negócio, a Air Products entregará hidrogênio verde na porta das refinarias do norte da Europa da TotalEnergies. O hidrogênio virá da rede global de fornecimento da Air Products, e evitará cerca de 700 mil toneladas de CO2 por ano.
O contrato com a Air Products é um primeiro passo para alcançar o objetivo da TotalEnergies de reduzir as emissões líquidas de gases de efeito estufa das suas operações de petróleo e gás (Escopo 1+2) em 40% até 2030, em comparação com os níveis de 2015.
“Este acordo com a Air Products, o primeiro assinado na sequência do concurso lançado no ano passado, é um passo em direção ao nosso objetivo de descarbonizar com o hidrogênio usado nas refinarias da TotalEnergies no norte da Europa até ao final da década”, disse o presidente e CEO da Total, Patrick Pouyanné, em comunicado.
Para o presidente e CEO da Air Products, Seifi Ghasemi, o acordo valida a estratégia de longo prazo da empresa. “Claramente a demanda está aqui e crescerá significativamente à medida que avançarmos, desempenhando um papel essencial na descarbonização da indústria pesada e de outros setores”, afirmou o executivo.
Além deste contrato, a TotalEnergies e a Air Products assinaram um memorando de entendimento (MoU) para o fornecimento de energia renovável, que implica a assinatura de um primeiro Contrato de Compra de Energia (PPA) para 150 MW produzidos em um projeto solar no Texas. O plano das empresas é explorar em conjunto outras oportunidades de PPA no Reino Unido, Polônia e França.
A Air Products foi fundada em 1940 nos EUA, e está localizada em 46 países, incluindo o Brasil. Seu foco como empresa de gás industrial é atender os mercados emergentes, de energia e meio ambiente, fornecendo os gases industriais, equipamentos relacionados e sua aplicação, bem como desenvolve, projeta, constrói, possui e opera alguns projetos, incluindo projetos de gaseificação.
Fonte: Revista Brasil Energia