unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 16/04/25

TotalEnergies firma acordos com NextDecade e ENADOM

A companhia francesa comprará 1,5 milhão de toneladas/ano de GNL do Trem 4 da instalação de Rio Grande (EUA) e fornecerá 400 mil toneladas/ano de GNL à joint venture da República Dominicana

Foto: Divulgação TotalEnergies

A TotalEnergies assinou um contrato de compra e venda (SPA, em inglês) com a NextDecade para a compra de 1,5 milhão de toneladas/ano de GNL da futura unidade de liquefação do Trem 4 na instalação de GNL de Rio Grande, de acordo com comunicado divulgado na segunda-feira (15). 

O contrato tem duração de 20 anos e está sujeito à tomada da decisão final de investimento (FID) do Trem 4 pela NextDecade. 

De acordo com o vice-presidente sênior de GNL da TotalEnergies, Gregory Joffroy, o SPA permitirá que a NextDecade avance para o FID, bem como para iniciar o processo de financiamento.

A TotalEnergies detém 16,7% de participação na primeira fase da instalação de GNL de Rio Grande, que consiste em 3 trens de GNL atualmente em construção no sul do Texas. Antes, a companhia concordou em comprar 5,4 milhões de toneladas/ano dos aproximadamente 17,5 milhões de toneladas/ano produzidos pela primeira fase, a qual está prevista para iniciar em 2027. A TotalEnergies também detém uma participação de 17,5% na NextDecade.

Fornecimento de GNL à República Dominicana

No mesmo dia, a TotalEnergies anunciou a assinatura de um acordo com a Energia Natural Dominicana (ENADOM) – joint venture entre a AES Dominicana e a Energas na República Dominicana – para a entrega de 400 mil toneladas de GNL por ano. O contrato está previsto para iniciar em 2027 e terá um prazo de 15 anos. 

O acordo permitirá que a ENADOM forneça gás natural à usina de ciclo combinado de 470 MW, que está em construção. O objetivo é aumentar a capacidade de geração de eletricidade da República Dominicana, a fim de contribuir para a transição energética do país e reduzir a dependência em arvão e óleo combustível.

“Esta parceria, juntamente com a da ENADOM, demonstrou capacidade de investimento no fornecimento de gás natural ao mercado de eletricidade dominicano, garantindo um fornecimento de energia confiável, competitivo e ambientalmente responsável”, disse o CEO da ENADOM, Edwin De los Santos, em comunicado.

Fonte: Revista Brasil Energia