O campo de Fenix faz parte da concessão Cuenca Marina Austral 1 (CMA-1), e a Total Energies (37,5%) opera a área em parceria com a Harbour Energy (37,5%) e Pan American Energy (25%)
A TotalEnergies iniciou a produção do campo de Fenix, localizado a 60 km da costa da Terra do Fogo, no sul da Argentina, segundo comunicado divulgado pela companhia nesta sexta-feira (20).
O campo de Fenix faz parte da concessão Cuenca Marina Austral 1 (CMA-1), na qual a TotalEnergies detém 37,5% de participação operada, em parceria com a Harbour Energy (37,5%) e Pan American Energy (25%).
A capacidade de produção do campo de Fenix é de 10 milhões de m³ (ou 70 mil boe/d), com uma plataforma não tripulada e conectada às instalações existentes no CMA-1.
De acordo com a companhia, Fenix é um empreendimento de baixo custo e baixas emissões, com intensidade de carbono de 9 kg CO2e/boe, aproveitando a infraestrutura existente.
Por meio de um gasoduto submarino de 35 km, o gás produzido em Fenix é enviado à plataforma Véga Pléyade, operada pela TotalEnergies, e posteriormente tratado em terra nas instalações de Río Cullen e Cañadon Alfa, também operado pela companhia.
“Fenix contribuirá para manter nosso platô de produção de gás na Terra do Fogo e garantir um fornecimento confiável para o mercado de gás argentino”, disse o vice-presidente sênior de Exploração e Produção para as Américas da TotalEnergies, Javier Rielo.
Fonte: Revista Brasil Energia