Contrato de afretamento da embarcação DS-15 para operações em Lapas e no bloco C-M-541 foi estendido por mais 100 dias

A TotalEnergies EP estendeu por mais 100 dias o contrato com o navio-sonda Valaris Renaissance (DS-15). O novo acordo com a embarcação é referente à continuação das campanhas no campo de Lapa, no cluster de Santos, e no bloco C-M-541, localizado em águas ultraprofundas da bacia de Campos.
Desde agosto de 2021, o navio está atuando em atividades de abandono de poços e de perfuração exploratória nas áreas citadas. O contrato original previa a utilização do DS-15 por 400 dias. Atualmente, o navio está localizado na bacia de Campos.
O bloco C-M-541 foi adquirido pela TotalEnergies EP em parceria com a Qatar Petroleum, na 16ª Rodada, em 2019. O ativo é o único projeto exploratório da carteira brasileira operado pela petroleira, tendo em vista a recente decisão de devolver o CE-M-661, na Bacia do Ceará, e a estratégia de deixar a Foz do Amazonas.
As campanhas de Lapa e do C-M-541 marcaram não só a retomada das atividades da Total Energies EP e da Valaris, como a estreia da operação do navio-sonda DS-15 no Brasil. A sonda veio do México, onde estava operando para a CNOOC, especialmente para atender ao contrato da petroleira francesa.
Fonte: Brasil Energia