unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 07/08/25

TotalEnergies vende participação em dois blocos na Argentina

Companhia assinou um acordo com a Yacimientos Petrolíferos Fiscales (YPF) para a venda de sua participação de 45% em dois blocos no play de Vaca Muerta, em uma transação avaliada em US$ 500 milhões

Ativo da TotalEnergies na Argentina (Foto: Divulgação TotalEnergies)

A TotalEnergies anunciou, nesta quarta-feira (6), que sua afiliada Total Austral assinou um acordo com a Yacimientos Petrolíferos Fiscales (YPF) para a venda, por US$ 500 milhões, de sua participação de 45% em dois blocos de petróleo e gás não convencional na Argentina. A conclusão da operação está sujeita às condições habituais. 

Localizados na Bacia de Neuquén, no play de Vaca Muerta, os blocos – chamados Rincón la Ceniza e La Escalonada – estão atualmente em fase de desenvolvimento inicial. Os parceiros da Total Austral nessas concessões são a Gas y Petroleo de Neuquen (10%) e a O&G Developments LTD S.A (45%), empresa do grupo Shell.

De acordo com Javier Rielo, vice-presidente sênior de E&P para as Américas da TotalEnergies, a venda dos blocos faz parte da estratégia de gestão ativa de portfólio da companhia. “Essa transação nos permite liberar valor de parte do nosso portfólio, enquanto nos concentramos no desenvolvimento dos nossos principais ativos na Bacia de Neuquén e no offshore de Tierra del Fuego”, disse Rielo, segundo o comunicado. 

A TotalEnergies é a maior produtora internacional de gás da Argentina, sendo responsável por cerca de 25% de toda a produção do país. Em 2024, a petroleira francesa produziu uma média de 95 mil boed. 

Na Bacia de Neuquén, possui, agora, participação em três blocos terrestres: Aguada Pichana Este, San Roque, e Pampa de Las Yeguas. Em 2024, a companhia produziu cerca de 50 mil boed de gás e condensado nos dois primeiros blocos. 

Em Tierra del Fuego, opera o ativo Cuenca Marina Austral 1 (CMA-1) com 37,5% de participação, em consórcio com a Harbour Energy (37,5%) e a Pan American Sur (25%). O ativo contempla seis plataformas offshore (Hidra, Kaus, Carina, Aries, Vega Pléyade e Fénix) e dois campos onshore (Ara-Cañadon e Rio Cullen).

Na área de renováveis, a TotalEnergies opera, na Argentina, três parques eólicos e uma usina solar, com capacidade instalada de aproximadamente 300 MW.

Fonte: Revista Brasil Energia