A TQUIM ampliou o portfólio de serviços aos seus clientes com o início de operação de armazenagem de produtos embalados e gestão de estoques. Com investimento de R$ 4 milhões, a companhia inaugurou um CD (Centro de Distribuição) com 11,5 mil metros quadrados de área e capacidade de 12 mil posições pallets verticalizadas.
Localizado em São Bernardo do Campo, próximo do Rodoanel e dos portos da baixada santista, a proposta da companhia é integrar transporte e armazenagem, transformando-se num operador logístico completo. Segundo Walter Almeida, Diretor Superintendente da TQUIM, muitos armazéns utilizam terceiros no seu transporte e a estratégia foi justamente atuar na integração da operação. “Como uma transportadora tradicional, decidimos levar aos nossos clientes e ao mercado a facilidade de armazenagem dos produtos que transportamos, proporcionando às empresas produtividade, redução do transit time e no custo da cadeia de supply chain”, comenta
Segundo o executivo, é sabido que a dinâmica de deslocamento dos produtos pelas transportadoras que operam nos CDs de terceiros consome, em média, 40% do tempo diário entre um frete e outro. “O produto, estando em nosso armazém, terá uma integração direta com nosso transporte, reduzindo o tempo gasto nos deslocamentos, carga e descarga, o que amplia a capacidade de entrega dos nossos clientes”, explica Almeida.
Na prática a empresa comandará, através do acesso remoto aos softwares de gestão ERP, utilizados pelos seus clientes, todo o processo de documentação para o embarque, o que envolve a emissão das notas fiscais e dos certificados diversos que demandam essas operações, controlando assim a baixa de estoque no CD, a entrada de mercadorias e controle de validades.