Rota computou cerca de 118.100 Teus em novembro de 2010.
A movimentação entre o continente europeu e a América do Sul em novembro de 2010 alcançou 118.100 Teus (medida equivalente a um contêiner de 20 pés), representando um incremento de 26% sobre o mesmo perãodo em 2009. Porém, de acordo com resultados do Container Trade Statistics, os dados recentes sugerem um cenário divergente entre as principais rotas globais para cargas conteinerizadas.
Os trades da Europa à Ásia no sentido leste não sofreram grandes mudanças entre 2009 e 2010, com o montante de novembro do exercício anterior respondendo por 463 mil Teus, uma pequena elevação ante o mês de outubro. No sentido oeste, os volumes de carga seca e reefer totalizaram 1,1 milhão de Teus, aumento de 13,8% em relação aos níveis anteriores.
Outras fontes sugerem uma maior pressão sobre os valores de frete para América do Sul e rotas entre China e África. Enquanto os fretes para embarques da China para a América do Norte têm se fortalecido, as taxas no sentido oeste para a Europa continuam sendo pressionadas, segundo o Shanghai Containerised Freight Index.
Embora o índice tenha apresentado alta durante a semana, os dois indicadores dos valores de frete para o norte da Europa e o Mediterrâneo recuaram no perãodo. Os embarques da China para os complexos europeus tiveram queda de US$ 20 por Teu, ficando em em torno de US$ 1,381. Em comparação, as taxas para o mesmo destino chegaram a mais de US$ 2,100 por Teu nas primeiras semanas de 2010.
Um cenário diferente é observado no Pacífico, onde os valores spot ganharam US$ 54 por Feu (unidade equivalente a um recipiente de 40 pés) sobre a semana anterior nas rotas para a costa oeste dos EUA, e US$ 71 por Feu para cargas entre a China e os portos norte-americanos. A diferença, segundo especialistas, se reflete no lado da oferta, com muitas nas novas encomendas deste ano reservada para as rotas entre Ásia e Europa, que podem abrigar navios de maior porte em relação aos outros trades.