unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 24/11/10

Trade europeu terá alta em 2011

O comércio global com a Europa manterá o ritmo positivo para o próximo ano, a despeito dos diversos pacotes de austeridade empregados em países com dívida excessiva, de acordo com relatório do Global Port Tracker sobre o trade, divulgado pela Hackett Associates e o Bremen ISL (Institute of Shipping Economics and Logistics).

Nossa perspectiva é que o crescimento continuará; talvez um pouco mais lento do que observamos em 2010, porém após a queda sazonal esperada, os volumes aumentarão, afirmou o diretor da Hacket Associates e um dos autores do relatório, Ben Hackett.

O volume de transbordo entre os complexos norte-europeus e o Mar Báltico é outra área com projeção de incremento, atingida de forma severa entre o fim de 2008 e o início de 2009.O ponto de mudança foi alcançado na segunda metade do ano anterior, e desde então, o tráfego de contêineres no Báltico quase dobrou, disse o representante da ISL, Sonke Maatsch. Tal tendência é confirmada por dados de outubro deste ano do porto de São Petersburgo (Rússia), que apresentou elevação de 48% em Teus contra o mesmo mês de 2009, e alta de 8% comparado a outubro de 2008, o recorde anterior.

As importações norte-europeias recuperaram-se em março deste ano da queda sofrida no ano anterior, e desde então mantiveram uma faixa de 1,2 milhão de Teus mensais, com exceção no mês de agosto, quando alcançaram mais de 1,25 milhão de Teus. Neste mesmo perãodo, as exportações passaram dos 900 mil Teus em apenas um mês, com os meses restantes permanecendo na faixa dos 800 mil Teus, e um leve declínio entre maio e setembro de 2010 em relação ao ano anterior.

Em setembro, o volume de cargas conteinerizadas permaneceu estável através dos seis complexos aferidos pelo Global Port Tracker – Le Havre (França), Antuérpia e Zeebrugge (Bélgica), Roterdí (Holanda), Bremen/Bremerhaven e Hamburgo (Alemanha), com crescimento registrado em Hamburgo e Bremen/Bremerhaven e declínio observado em Le Havre.

Os seis portos movimentaram um total de 3,27 milhões de Teus, um aumento ano-a-ano de 12,6%. Os volumes de entrada diminuíram 1,2%, para 1,32 milhão de Teus ante o mês anterior, enquanto os volumes de saída cresceram 0,3%, para 1,34 milhão de Teus.

No terceiro trimestre de 2010, os seis complexos europeus transitaram 9,82 milhões de Teus, o sexto trimestre consecutivo de crescimento. O montante foi 4,3% superior ao do trimestre anterior, 15,6% maior do que o no terceiro trimestre de 2009, compreendendo 3,99 milhões de Teus de entrada, 4,05 milhões de Teus de saída e 1,78 milhões de Teus vazios, com as importações apresentando 3,2% de alta sob o ciclo de três meses anterior, enquanto as exportações subiram 0,3% no mesmo intervalo.

O estudo prevê que o volume total em 2010 nos portos pesquisados sera de 15,2 milhões de Teus de entrada – 12,6% de ganho comparado ao ano anterior – e 15,8 milhões de Teus de saída, aumento de 11,6% em relação a 2009.