unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 27/04/11

Tráfego de contêineres cresce 10% em Roterdí

O tráfego de contêineres no Porto de Roterdí cresceu 10% no primeiro trimestre de 2011 em comparação ao mesmo perãodo no ano anterior, liderado majoritariamente por um forte crescimento no trade com a Ásia e uma recuperação nos embarques do comércio interno da Europa.

O maior complexo portuário europeu movimentou 2,9 milhões de Teus (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) no acumulado do ano até 31 de março. No mesmo perãodo no ano passado, o porto escoou 2,68 milhões de Teus. O total do processamento foi baixo: ficou menor que 107 milhões de toneladas, com 1% de queda em petróleo bruto, 18% menos petróleos minerais e queda de 2% em outras cargas líquidas.

Como esperado, o crescimento abundante acabou, afirmou o CEO do Porto de Roterdí, Hans Smits. A previsão para este ano é de crescermos 2%. Levando em consideração os padrões para a temporada, é uma previsão realista.

O forte inverno dos Bálticos freou o tráfego de contêineres da Rússia, mas o porto de Roterdí ainda vê o país como um mercado crescente. O tráfego de carga roll-on, roll-off, focado especialmente no mercado britânico, aumentou mais de 300.000 toneladas – em comparação com o ano anterior – no primeiro trimestre do ano, chegando a 4,4 milhões de toneladas. O segmento breakbulk aumentou a participação em 35% (cerca de 500.000 toneladas), indo para 1,9 milhão de toneladas.