
A Transocean deve fechar um novo contrato de afretamento com a Petrobras. A empresa saiu na frente no novo pedido de cotação da petroleira direcionado à licitação internacional para realização de uma campanha na área de Tayrona, localizada no offshore da Colômbia, avançando na fase de negociações diretas com a petroleira.
Segundo apuração do PetróleoHoje, as duas empresas já acertaram a maior parte dos termos comerciais. Agora, a conclusão do negócio depende, basicamente, da aprovação dos sócios da Petrobras. A campanha da petroleira brasileira na Colômbia envolve a perfuração de um único poço em águas profundas.
A projeção é de que a campanha tenha início rápido, logo após a assinatura do contrato, em abril. A semissubmersível Development Driller III ofertada pela Transocean na licitação está parada em Trinidad & Tobago, onde executou campanhas recentes para a BHP, Shell e ExxonMobil.
O edital da licitação foi lançado em novembro de 2019. A Petrobras não obteve sucesso com o bid original, lançando novo processo. O plano inicial da petroleira era de executar a campanha no período de setembro a novembro de 2020.
O processo de negociação está sendo conduzido com a equipe da Transocean do exterior. É a primeira vez que as duas empresas discutem o afretamento da sonda Development Driller III.
O contrato prevê que a unidade ficará afretada pelo prazo de 80 dias. A campanha será executada em lâmina d’água de cerca de 1.000 m.
A contratação da sonda visa garantir o cumprimento do programa exploratório mínimo para o projeto de Tayrona. Embora a campanha anterior tenha indicado a presença de gás, a aposta da Petrobras com o novo poço se volta à existência de óleo.
Esta será a segunda campanha exploratória da Petrobras realizada em Tayrona, bloco operado em parceria com a Ecopetrol, Repsol e Equinor. O consórcio já perfurou dois poços no ativo.
A primeira descoberta da área foi realizada em 2014, com a perfuração do Orca-1. A campanha foi realizada pela sonda Petrobras 10.000, operada pela Transocean.
O bloco de Tayrona está localizado a 40 km da costa de La Guajira. A Petrobras atua no Caribe Colombiano desde 2004.
A Transocean mantém três navios-sonda operando para a Petrobras no momento – Deepwater Mykonos, Deepwater Corcovado e Petrobras 10.000, com contrato de afretamento até 2023.
Fonte: Revista Brasil Energia