A Transocean adiou novamente a entrega de sondas descontratadas em construção no estaleiro Jurong, em Cingapura. Em comunicado, nesta terça-feira (19/4), a empresa informou que as duas sondas modelo Spadon III serão entregues em 2020, quase três anos após o prazo.
Com o acordo, a Transocean posterga o desembolso que deverá ser pago na entrega da sonda. As duas unidades, ainda não batizadas, foram contratadas em fevereiro de 2014, por mais de US$ 1 bilhão, com prazos de entrega no segundo trimestre de 2017 e primeiro trimestre de 2018.
A Transocean tem um total de 12 sondas novas em construção, sendo seis navios-sonda para água ultraprofundas. Quatro dessas têm contratos previstos para começar entre 2016 e 2018. Há outras seis high-specification jackups contratadas, mas sem contratos até o momento – obras que também foram renegociadas com o estaleiro Keppel Fels.
Em fevereiro (dados mais recentes), a Transocean tinha 21 sondas em hibernação e outras seis inativas.