
A Transpetro abriu, nesta terça-feira (16), uma licitação para a realização de estudos de eficiência energética para sua frota. A abertura das propostas está prevista para o próximo dia 7 de outubro. O processo, de abrangência nacional, será por modo de disputa aberto e terá o menor preço como critério de julgamento. O objetivo é estabelecer as diretrizes básicas e os requisitos mínimos a serem atendidos para a contratação de sociedade classificadora para realização de estudos de eficiência energética.
O escopo prevê navios, próprios ou afretados, operados pela subsidiária de transporte e logística da Petrobras. De acordo com o edital, os serviços prestados consistirão na elaboração de relatórios técnicos, estudos, pareceres, laudos, projetos, especificações técnicas, normas, procedimentos, avaliações, testes e ensaios. O tema vai abranger a eficiência dos sistemas de propulsão, além da otimização operacional, termodinâmica e da geração energética dos navios.
A eficiência propulsiva vai cobrir estudos relacionados aos ganhos através da instalação apêndices hidrodinâmicos, de retrofit de casco, tintas de baixa rugosidade, lemes de alto desempenho, propulsão eólica, sistemas de lubrificação a ar, limpeza de casco e outros.
A otimização na geração energética do navio demandará estudos relacionados a ganhos de eficiência energética através de estudos de otimização energética, retrofit de motores e combustíveis alternativos. Já a otimização operacional vai tratar de estudos relacionados a ganhos por meio de otimização operacional, ao passo que a otimização termodinâmica envolverá estudos relacionados à instalação de equipamentos que reduzam o consumo de energia de sistemas de trocas de calor de uma embarcação.
O edital prevê que o prazo para apresentação da proposta de plano de trabalho será de 5 dias úteis e os prazos para realização dos serviços serão definidos no plano de trabalho aprovado pela Transpetro.
Fonte: Revista Portos e Navios