A Transpetro e a Companhia Petroquímica de Pernambuco (PetroquímicaSuape) assinaram contrato de prestação de serviço para logística de suprimento de 541 mil m³ por ano de paraxileno, a principal matéria-prima utilizada na Unidade Industrial de ácido tereftálico (PTA).
O contrato tem prazo de dez anos, renováveis por igual perãodo. Além de propiciar novas receitas para a Transpetro, representará a construção do primeiro ativo de propriedade da Companhia na área de dutos e terminais.
A logística para suprimento do produto compreende o recebimento da matéria-prima no Porto de Suape, armazenamento no Terminal de Suape e transporte por duto até a planta. Para tanto, serão necessários aportes da Transpetro para a construção de um tanque no terminal e de um duto de 5,8 km que interligará o terminal às instalações da petroquímica, além de outros investimentos complementares.
A PetroquímicaSuape é um empreendimento liderado pela Petrobras Química S.A. (Petroquisa), para implementar o Complexo Petroquímico de Suape, localizado no município de Ipojuca (PE), a cerca de 6 km do Terminal de Suape, operado pela Transpetro. Reúne três unidades industriais integradas: uma para produção de ácido tereftálico (PTA), outra para produzir polímeros e filamentos de poliéster e uma terceira que fabricará resina para embalagem PET.
O Complexo Petroquímico de Suape faz parte da carteira de projetos estratégicos da Petrobras e está incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. Os investimentos do empreendimento correspondem a R$ 4 bilhões, com perspectiva de geração de até 5.300 empregos, na fase de construção, e 1.800 empregos diretos durante a operação. O início das operações está programado para o fim do segundo semestre de 2010. (Assessoria Transpetro)