ATranspetro e o Estaleiro RioTietê assinaram dia 23, em Ribeirão Preto (SP), o contrato para a construção de 80 barcaças e 20 empurradores que formarão comboios para o transporte de etanol através da Hidrovia Tietê-Paraná. O novo estaleiro será construído em Araçatuba (SP).
Em agosto, o Estaleiro Rio Tietê venceu a licitação para construir a nova frota
hidroviária a ser operada pela Transpetro. As barcaças e empurradores
custarão US$239,1 milhões e começarão a ser entregues a partir do último trimestre de 2011. A operação da frota está prevista para começarem 2013, alinhada com o prazo para os novos terminais que serão instalados ao longo da hidrovia. Cada comboio seráformado de quatro barcaças e de um empurrador, com capacidade para transportar 7,6 milhões de litros. Quando totalmente operacional, o volume anual transportado deverá chegar a 4 bilhões de litros.
A assinatura do contrato ocorreu durante a cerimônia de início das obras do Sistema Integrado deTransporte de Etanol da PMCC (empresa da Petrobras e Camargo Corrêa), em Ribeirão Preto, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.Assinaram o contrato para a construção dos comboios o presidente da Transpetro, Sergio Machado, e os diretores do Estaleiro Rio Tietê, Fábio Vasconcelos e Rodrigo Andrade. “O transporte de etanol pela hidrovia representa uma maior eficiência logística, gerando ganhos ambientais e econômicos”, afirmou Machado.
A operação dos comboios pela Transpetro integra o Promef Hidrovia, novo projeto da estatal inspirado nos moldes do Promef (Programa de Modernização
e Expansão da Frota), que fez ressurgir a indústria naval brasileira com a encomenda de 49 navios petroleiros a estaleiros nacionais. O Sistema Integrado deTransporte de Etanol da PMCC inclui, além da operação na Hidrovia, a construção de novos dutos, centros coletores e terminais.
A geração de empregos é uma das características do Promef Hidrovia.
Serão em torno de 500 empregos diretos e 2.000 indiretos.