unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 02/06/25

Transpetro entra na navegação fluvial contratando 44 embarcações

Subsidiária de logística da Petrobras estreou novo negócio para transporte de combustíveis com edital de licitação para quatro barcaças, quatro empurradores e um rebocador

Transporte fluvial em barcaça (Foto: EBC)

A Transpetro anunciou nesta sexta-feira (30) a entrada da empresa na navegação fluvial para transporte de combustíveis, com a contratação de 44 embarcações até o ano que vem. Na estreia do novo negócio, a subsidiária de logística da Petrobras lançou uma licitação para compra de 9 embarcações – 4 barcaças, 4 empurradores e um rebocador.

O pacote de encomendas para ingresso da Transpetro no novo modal logístico inclui um total de 20 barcaças, 20 empurradores e quatro rebocadores, todas as embarcações destinadas à navegação interior do Brasil. 

As primeiras embarcações previstas no edital serão destinadas a operações de transporte de combustíveis. As quatro barcaças têm previsão de entrada em operação no primeiro semestre de 2026.

Segundo o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, a entrada no setor de barcaças evidencia a nova fase da companhia de investir na ampliação e diversificação dos negócios. O execugivo prevê que a frota contratada posicionará a empresa como uma das maiores operadoras de barcaças pra transporte de petróleo, derivados e biocombustíveis no país, podendo abocanhar metade do mercado.

“Nossa entrada no modal de navegação interior vai trazer mais robustez e flexibilidade às operações da Transpetro, ressaltando nossas indicações de crescimento e diversificação dos negócios da companhia. Com essa iniciativa, alcançaremos, no horizonte de médio prazo, 50% do mercado de transporte de combustíveis por barcaças no Brasil, ou que nos posicionemos como uma das maiores operadoras de barcaças do país”, afirma Bacci.

De acordo com a Transpetro, o mercado de barcaça no Brasil movimenta, por ano, um volume total de aproximadamente 10 milhões de toneladas de petróleo e combustíveis.

“A entrada da Transpetro no segmento de barcaças integra nossa estratégia multimodal. Nosso plano é complementar à infraestrutura existente de dutos, terminais e navios com outros modais. A diversificação dos modais amplia nossa capacidade de atendimento, fortalece nossa presença em regiões estratégicas e prepara a companhia para acompanhar o crescimento do país de forma sustentável e competitiva”, destaca o diretor de Dutos e Terminais da Transpetro, Márcio Guimarães

Contratação de embarcações 

A Transpetro explicou que a licitação lançlada hoje será dividida em dois lotes. Um deles contemplará a aquisição de quatro barcaças e quatro empurradores. O outro será destinado à contratação de um rebocador.

O edital será disponibilizado no portal Petronect, plataforma eletrônica de compras do sistema Petrobras. A licitação permitirá a participação de empresas nacionais que atendam aos critérios técnicos e econômicos propostos no edital.

As 20 barcaças que integram a primeira etapa do projeto terão 3 mil toneladas de porte bruto (TPB) cada e permitirão o transporte de um ou mais derivados de petróleo (modelos com e sem segregação), incorporando tecnologias modernas, segundo a empresa.

As embarcações irão operar com bombas de carga acionadas por motores elétricos e módulo de geração elétrica, reduzindo as emissões de gases que provocam o efeito de estufa nas operações. Os empurradores e rebocadores terão formato padrão, com capacidade de operar em velocidade de seis nós.

Maior companhia de logística multimodal de petróleo e resultados da América Latina, a Transpetro opera 48 terminais (27 aquaviários e 21 terrestres), cerca de 8,5 mil milhas de dutos e 33 navios. A empresa presta serviços a distribuidoras, à indústria petroquímica e demais empresas do setor de petróleo e gás, para uma carteira de 160 clientes da Petrobras.

Fonte: Revista Brasil Energia