unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 03/11/09

Transpetro incentivará estaleiro de reparos

Cerca de 4.600 navios operam hoje na costa brasileira, contudo, não há uma unidade sequer de reparo para estas embarcações no País. Diante da realidade, a Transpetro, subsidiária de logística da Petrobras, irá incentivar a construção de um estaleiro de reparos no Brasil, lançando um edital que licitará a empresa que terá contrato de exclusividade de reparo de seus navios por determinado perãodo. A informação foi dada ontem pelo presidente da Transpetro, Sérgio Machado, que afirmou que o Ceará pode, sim, abrigar esse empreendimento.

Eu preciso, todo ano, reparar parte da minha frota, e vou usar essa minha capacidade de demanda para que eu consiga o menor preço na docagem [perãodo que um navio passa no estaleiro para ser reparado]. Como consigo o menor preço? Tendo um estaleiro com boa tecnologia, bom treinamento, disse. O Brasil, desse tamanho, não pode deixar de ter.
De acordo com Machado, a expectativa é de que o empreendimento esteja funcionando em dois anos e, para isso, deverá iniciar a sua construção já no ano que vem. Ele destaca, entretanto, que o estaleiro não vai ser exclusivo da Transpetro. Ela será apenas uma das clientes, talvez a mais importante, mas o estaleiro poderá ofertar seu serviço para toda a frota que opera hoje no Brasil.

O presidente da Transpetro afirma que os detalhes de como será feita essa negociação ainda estão sendo elaborados. Estamos vendo quem são [as empresas a serem convidadas para a licitação]. Estamos estimulando os empresários a entrar, com capacidade econômica e financeira para poder instalar. Porque temos 4.600 navios que passam na costa do Brasil, e um dos itens importantes para ter uma empresa de transporte marítimo é ter a docagem aqui, e com preço competitivo mundial, não adianta ter um preço caro, explica. Hoje, a empresa possui 53 navios e, para que sejam reparados, eles têm que ser levados para fora do País.